);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:
 

NEUROPATIAS PERIFÉRICAS

neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.

Neurologista no Hospital Sírio-Libanês, o dr. Carlos Eduardo Altieri informa que a neuropatia periférica tem mais de 90 causas, sendo as mais comuns:

  • Inflamações nos nervos após lesões ou esforços repetitivos.
  • Toxicidade por mercúrio, agrotóxicos, chumbo, entre outros.
  • Metabólicas (diabetes, alcoolismo, hipotireoidismo).
  • Medicamentosa (estatinas, quimioterápicos, antibióticos).
  • Doenças autoimunes, como reumatismo, psoríase e lúpus.
  • Infecciosas, como hanseníase e borreliose de Lyme — uma doença transmitida por carrapato.

O tempo para que a neuropatia periférica se desenvolva, que pode ser de apenas algumas semanas ou de vários anos, vai depender do agente causador. “A neuropatia do diabético geralmente tem curso arrastado e progressivo, por exemplo, mas nos casos de neuropatia tóxica ou medicamentosa, os sintomas aparecem rapidamente”, compara o dr. Altieri.

Essa doença atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias, mas suas causas são mais comuns em pessoas com mais de 40 anos de idade. Por isso, na maioria das vezes se manifesta em adultos e idosos.

Apesar de não ter cura, a neuropatia periférica pode ser tratada, e o Hospital Sírio-Libanês conta com um grupo multidisciplinar especializado no diagnóstico e no tratamento dessa doença. O Centro de Reabilitação do hospital atende os mais variados tipos de neuropatias, buscando sempre proporcionar aos pacientes meios para que eles consigam seguir suas atividades diárias da melhor maneira possível.