);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:
 

PARASSONIAS

As parassonias são eventos físicos ou experiências indesejáveis que ocorrem na indução do sono, durante o sono, ou durante um despertar a partir do mesmo, incluindo: movimentos complexos relacionados ao sono, comportamentos, emoções, percepções, sonhos e alterações autonômicas, causando injúrias, prejuízo do sono, efeitos adversos à saúde ou efeitos psicossociais, para o portador ou terceiros (CIDS-3).

OS tipos de parassonia são listados no quadro abaixo:

Quadro 7: Classificação das parassonias Fonte: CIDS-3

A – Parassonias do sono NREM

  • Transtornos do despertar;
  • Despertar confusional;
  • Sonambulismo;
  • Terror Noturno;
  • Transtorno alimentar relacionado ao sono.

B- Parassonias do sono REM

  • Transtornos comportamentais do sono REM (TCSREM);
  • Paralisia do sono isolada recorrente;
  • Transtorno de pesadelos.

 

O diagnóstico das parassonias, exceto o transtorno comportamental do sono REM (TCSR) é puramente clínico, através de uma boa anamnese complementada com a entrevista dos pais e ou parceiros de cama é suficiente. Naqueles casos onde há suspeita do TCSR ou de comportamentos violentos durante o sono ou de uma parassonia atípica, há necessidade de uma vídeo-PSG para a confirmação clínica.

O tratamento inicia-se com a educação dos familiares, que nos casos muitas vezes se trata de eventos benignos, como é o caso dos transtornos do despertar. A proteção do ambiente de dormir e uma boa higiene do sono são suficientes, pois muitas vezes é o gatilho desses eventos. Em casos refratários há necessidade de medicamentos.

O TCSR é uma parassonia crônica do sono REM, descoberto pelo Prof. Americano Carlos Schenck há cerca de 30 anos. Caracteriza-se por perda da atonia durante o sono REM associadas a presença de sonhos encenados como comportamentos motores e vocalizações, algumas vezes violentas (figura 7) (Poyares e Almeida, 2005). Hoje através de seus estudos, sabe-se, que em mais de 80% dos casos esse transtorno, evoluiu para alguma doença degenerativa (S CHENCK et al., 1986).

Transtornos do sono

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprenda mais…