);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:
 

DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO

Dentro dos distúrbios respiratórios do sono a Apneia obstrutiva do sono (AOS) é sem dúvida o exemplo mais importante desse grupo.

Apneia  Obstrutiva do Sono (AOS)  é um distúrbio respiratórios do sono, caracterizada episódios recorrentes de obstrução total (apneias) ou parcial (hipopneias) das vias áreas superiores durante o sono. A obesidade e hipertensão, quando associados à presença de ronco ou sonolência excessiva, são altamente sugestivas da síndrome (GUILLEMINAULT et al., 2005).

 

Figura 3: Região de obstrução da AOS.

 

 

O diagnóstico e a classificação de gravidade  da AOS no adulto são apresentados abaixo  (Quadro 4  e 5).

Quadro 5 : Diagnóstico de AOS no adulto

Fonte : CIDS-3,2014

Quadro 6 : Classificação da AOS

Fonte : CIDS-3,2014

O Tratamento da AOS varia de acordo com a gravidade.

Para  AOS leve, a orientação postural, a perda de peso, para aqueles que estão com sobrepeso ou obesos,   restrição ao uso medicamentos que potencializam  o relaxamento das VAS como sedativos, como os benzodiazepínicos, o álcool devam ser desencorajados. O uso de aparelhos intra-orais  durante a noite   estão também indicados (Figura 2).

Para a AOS moderada a grave está  indicada  ainda o uso de aparelho de pressão positiva  PAP ou do inglês CPAPs (continuous positive air pressure). Os CPAP são splits pneumáticos que trabalham com uma pressão expiratória fixa, com o objetivo de manter a via área pérvia durante o sono (figura 3 e 4).  Hoje em dia há várias marcas e modelos existente no mercado, como aqueles com pressão auto-ajustável (automáticos), modo de conforto expiratório (Flex).

Figura 4: Aparelhos intra-orais para AOS

 

Figura 5: CPAP

Figura 6: Mecanismo do CPAP

Aprenda mais: