);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:
 

DISTÚRBIOS MOTORES RELACIONADOS AO SONO

Os distúrbios do Movimento relacionado ao sono incluem condições que causam movimento durante ou antes do sono. Esses distúrbios podem dificultar o início do sono ou a continuidade do sono, as vezes acompanhado por queixas como sonolência diurna, queixa de sono não reparador, insônia. Dentro desse grupo são classificadas a Síndrome das pernas inquietas (SPI), Movimento periódico de pernas (MPP), câimbras relacionadas ao sono, movimento rítmico relacionado ao sono e o bruxismo (CIDS-3).

A SPI ou também conhecida como doença de Willis-Ekbom é um distúrbio sensório-motor crônico ocorrendo em 2,4 a 15% da população geral.  No Brasil o único estudo epidemiológico apontou uma prevalência em 6,4% da população (ECKELI et al., 2011). É caracterizado por uma sensação, incômodo ou as vezes dor, que acomete com ais frequencia os membros inferiores e mais raramente ou braços, acompanhado por uma urgência de mover e que piora ao repouso e melhora ao movimento e ocorre normalmente no período noturno. Normalmente os pacientes relatam uma insônia de início e normalmente são confundidas com dores de crescimento em crianças ou insuficiência vascular em idosos.  Ela pode ser de etiologia primária idiopática ou secundária.

Figura 11: Paciente com Sd. pernas inquietas

O MPP envolve uma série de movimentos repetitivos (estereotipados) a cada 5 a 90 segundos ​​que  ocorrem durante o sono NREM. Esses movimentos ocorrem com mais frequência nas pernas e em casos graves podem levar a fragmentação do sono, insônia de manutenção e queixa de sono não reparador.

As cãibras noturnas relacionadas ao sono são câimbras repentinas e intensas nas pernas ou no pé.

O Movimento Rítmico do Sono do sono envolve movimentos corporais repetidos que ocorrem enquanto sonolento ou adormecido. Isso acontece com mais frequência em crianças lactentes e pode resultar em vários tipos de movimentos como balançar o corpo (body rocking), bater a cabeça (head banging) ou rolar a cabeça (head rolling) ou a combinação desses.

O bruxismo noturno é distúrbio do movimento do sono envolve o ranger ou apertar dos dentes durante o sono pode estar associado a desgaste excessivo de dentes, dor mandibular matutina, cefaleia em região temporal (figura abaixo).

Fig 12: Efeitos do bruxismo noturno

 

Fig 12a: Efeitos do bruxismo noturno

Fig 12a: Efeitos do bruxismo noturno (Fonte: www.fisioterapia.com)

 

Critérios do Bruxismo

A. A presença de sons regulares ou frequentes ranger de dentes que ocorrem durante o sono.

B. A presença de um ou mais dos seguintes sinais clínicos:

1. Dentes desgastados consistentes com relatórios acima.
2.Dor muscular mandíbula matutina e ou fadiga; e / ou cefaléia temporal; e / ou bloqueio mandibular ao acordar consistente com relatórios acima.
(Fonte : CIDS-3)

 

Aprenda mais…