);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:
 

FISIOTERAPIA DO SONO

Com o advento da Medicina do sono, novas áreas dentro da saúde têm surgido, como a fisioterapia do sono e a odontologia do sono. O fisioterapeuta nessa área, atua, junto com o médico, auxiliando a prescrição dos aparelhos de pressão positiva (CPAP/BPAP) no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono como a AOS, educando o manuseio dos mesmos, ajustando a melhor interface (máscara), acompanhando a adesão ao tratamento (CPAP/BPAP) (TELLES et al., 2013). Para mais informações, leia o I Consenso sobre fisioterapia do sono (TELLES et al., 2013).

Entretanto, muitas coisas podem influenciar no sono e uma delas é fundamental, a postura ou o modo como dormimos. Todo mundo sabe que manter a postura alinhada é importante. No entanto, engana-se quem pensa que isso se aplica somente ao ficar de pé ou sentado. Manter a postura correta ao dormir é um cuidado que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical. O ideal é deixá-la sempre alinhada ao tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Veja algumas dicas e orientações para uma noite revigorante e, claro, para a manutenção da saúde.

Para quem dorme de lado:

Esta é a posição mais indicada pelos especialistas, sendo aconselhável sempre dormir com dois travesseiros. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição, os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro ou um rolinho entre eles. Deve-se manter a cervical e a coluna alinhadas, as pernas flexionadas com um espaçamento entre os joelhos e os tornozelos, evitando atrito entre eles e também virar de costas ou de bruços durante o sono.

Para quem dorme de barriga para cima:

Nesse caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para evitar a hiperflexão do pescoço, e outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados, e assim, descansem.

O travesseiro usado deve oferecer capacidade de absorção do peso e distribuição equalizada da pressão sobre o corpo, além de possuir a propriedade de retorno lento ou memória, agindo como um verdadeiro amortecedor. Já o rolinho oferece apoio para a lombar. 

Para quem dorme de bruços:

Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

Recomenda-se usar espuma especial de poliuretano expandido, também conhecida como sempre fria, hipersoft ou supersoft. É uma espuma produzida com células abertas para proporcionar frescor, ventilação, toque e maciez superiores às espumas comuns usadas nos colchões, que são duras e ásperas, com pouca aeração.

Fonte: http://www.novafisio.com.br

Aprenda mais: Qualidade do Sono na Saúde. (Fonte: TV Senado)