Sonolência diurna, perda de memória, ronco, pesadelos, sonabulismo são sinais de distúrbios do sono.
30/08/2424
NotíciaParassonias
As parassonias são eventos físicos ou experiências indesejáveis que ocorrem na indução do sono, durante o sono, ou durante um despertar a partir do mesmo, incluindo: movimentos complexos relacionados ao sono, comportamentos, emoções, percepções, sonhos e alterações autonômicas, causando injúrias, prejuízo do sono, efeitos adversos à saúde ou efeitos psicossociais, para o portador ou terceiros (Classificação internacional IDS-3).
Os tipos de parassonia são listados no quadro abaixo:
Quadro 7: Classificação das parassonias Fonte: CIDS-3
A – Parassonias do sono NREM
• Transtornos do despertar;
• Despertar confusional;
• Sonambulismo;
• Terror Noturno;
• Transtorno alimentar relacionado ao sono.
B- Parassonias do sono REM
• Transtornos comportamentais do sono REM (TCSREM);
• Paralisia do sono isolada recorrente;
• Transtorno de pesadelos.
O diagnóstico das parassonias, exceto o transtorno comportamental do sono REM (TCSR) é puramente clínico, através de uma boa anamnese complementada com a entrevista dos pais e ou parceiros de cama é suficiente. Naqueles casos onde há suspeita do TCSR ou de comportamentos violentos durante o sono ou de uma parassonia atípica, há necessidade de uma vídeo-PSG para a confirmação clínica.
O tratamento inicia-se com a educação dos familiares, que nos casos muitas vezes se trata de eventos benignos, como é o caso dos transtornos do despertar. A proteção do ambiente de dormir e uma boa higiene do sono são suficientes, pois muitas vezes é o gatilho desses eventos. Em casos refratários há necessidade de medicamentos.
O TCSR é uma parassonia crônica do sono REM, descoberto pelo Prof. Americano Carlos Schenck há cerca de 30 anos. Caracteriza-se por perda da atonia durante o sono REM associadas a presença de sonhos encenados como comportamentos motores e vocalizações, algumas vezes violentas (figura 7) (Poyares e Almeida, 2005). Hoje através de seus estudos, sabe-se, que em mais de 80% dos casos esse transtorno, evoluiu para alguma doença degenerativa (CHENCK et al., 1986).
A importância de uma boa noite de sono!
Saber Mais
Sono Ruim está Ligado ao Acúmulo de Placas Perigosas em Todo o Corpo
Saber Mais
Redução do Tempo de Sono Pode Aumentar Índices de Mortalidade
Saber Mais
Quer Saber o que Ocorre Durante o Sono?
Saber Mais
Saber Mais
QUAL É A RELAÇÃO ENTRE SONO E MEMÓRIA?
Saber Mais
A NEUROLÓGICA
Uma referência na área. Conta com modernos equipamentos e investe cada vez mais em capacitação e atendimento.
Converse com um de nossos especialistas. Receba orientações sem sair de casa por meio de uma equipe de profissionais altamente qualificada e preocupada com você e com a sua saúde.
Enviar Mensagem