Sonolência diurna, perda de memória, ronco, pesadelos, sonabulismo são sinais de distúrbios do sono.
Exames Complementares
Estimulação das habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios e contribuindo para um melhor desempenho cognitivo e comportamental.
Polissonografia
Através do exame ”polissonografia” são avaliados todos os aspectos do sono, possibilitando diagnóstico e indicação da melhor opção de tratamento. O exame é realizado no laboratório do sono, um ambiente bastante reservado e confortável, mas o atendimento também pode ser oferecido na residência, sem precisar se dirigir à clínica para o procedimento. Fisioterapeutas acompanham o exame durante toda a noite.
A polissonografia é indicada na investigação, no tratamento e no seguimento de pacientes com distúrbios do sono. As principais indicações de polissonografia são: Sonolência Diurna Excessiva (Narcolepsia, Hipersonias Idiopática ou Recorrente, etc); Distúrbios respiratórios durante o sono (roncos e apneia do sono); Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono; Síndrome das Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos dos Membros. O exame também auxilia para o diagnóstico da insônia, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo) e fibromialgia.
Pacientes com distúrbios do sono costumam apresentar problemas como cansaço, irritabilidade e dificuldades de concentração. Com efeitos cumulativos, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabete, obesidade, infecções e depressão.
Recomendações para o exame de polissonografia
• Evite fazer uso de bebida alcoólica no dia do exame;
• Evite tomar café , coca-cola, chá preto e chimarrão, pois a ação estimulante da cafeína pode durar até sete horas no seu organismo dificultando iniciar o sono;
• O paciente deve vir alimentado, já que não dispomos de serviço de nutrição durante a noite;
• Faça uso dos seus medicamentos de rotina normalmente; Informa ao técnico no dia do exame se, eventualmente, for alérgico a algum produto.
• É permitido trazer seu travesseiro, caso esteja acostumado a dormir com ele; Traga pijama confortável, chinelo, escova de dente, escova de cabelo e pertences pessoais e de higiene que achar necessário;
• Dispomos de banheiro privativo com chuveiro;
• Os cabelos devem estar limpos e não conter cremes, gel laquê...
• Sugere-se lavar com shampoo ou sabonete neutro;
• Não é necessário acompanhante;
• Traga o pedido médico e/ou guia de exame;
• Evite cochilar durante o dia.
Actigrafia
A actigrafia é um método não invasivo de monitorização dos ciclos de repouso/atividade humana (Figura 15). Sendo assim, pode ser também utilizado para avaliação do ciclo sono e vigília humana (MIGUEL et al., 2013). A unidade é semelhante a um relógio de pulso. O actígrafo capta os movimentos corpóreos, fazendo uma inferência indireta sobre o tempo total de sono (TTS), a latência (LS) e eficiência do sono (EF) e da vigília após o início do sono (WASO). Tem a vantagem em realização a polissonografia, pois além de ser mais barata do que a PSG, é capaz de avaliar o ciclo sono-vigília ao longo de vários dias consecutivos. Alguns actígrafos mais modernos, captam também a temperatura e a luminosidade do ambiente. Juntamente com o diário do sono, é considerada o padrão ouro para avaliação dos distúrbios do ritmos circadiano, quando é necessária a avaliação do sono por vários dias prolongados (MICHAEL et al., 2018).
A actigrafia é um exame simples para detectar alterações do sono e do ritmo circadiano e tem várias outras aplicações.
Os seres humanos alternam ciclos de sono e vigília diariamente guiados por marcadores externos e internos como sons, luminosidade, temperatura corporal e características individuais. Este padrão de alternância é chamado ritmo circadiano.
A actigrafia é um exame realizado por um equipamento semelhante a um relógio que detecta os movimentos do corpo. O paciente utiliza o relógio continuamente durante determinado número de dias, geralmente uma semana, retirando-o apenas para o banho. Ao final do teste o aparelho é conectado ao computador que gera um gráfico que permitirá ao médico, por meio de sua análise, estudar os períodos de descanso e atividade do paciente e acessar o diagnóstico de distúrbios de ritmo.
Dentre os vários distúrbios de ritmo temos o avanço de fase (tendência a dormir mais cedo que a maioria das pessoas, comum em idosos), o atraso de fase (comum em adolescentes, que ficam acordados madrugada a dentro, o jet lag (ocasionado por viagens intercontinentais e o shift lag ( que afeta os trabalhadores em turnos).
A actigrafia também é um instrumento auxiliar importante no diagnóstico de insônia, sonolência excessiva diurna, movimentos periódicos de membros e síndrome das pernas inquietas.
Pacientes acometidos de doenças psiquiátricas e neurológicas que afetam o padrão de sono também podem se beneficiar do exame.
A actigrafia é um teste complementar, que permite a mobilidade e rotina normal do paciente, incluindo exercícios. É um importante auxílio diagnóstico e na condução dos pacientes com problemas de sono.
Eletroencefalograma
O Instituto de Medicina e Sono está preparado para atender pacientes portadores de distúrbios do sono com equipamentos de ponta. O eletroencefalograma é um exame que permite o estudo da atividade elétrica cerebral, sendo realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo de forma não-invasiva.
Orientações para o exame:
• O paciente deve estar com os cabelos limpos, secos e sem nenhum tipo de creme.
• Estar bem alimentado.
• Não ingerir bebidas alcoólicas no dia do exame.
• Para CRIANÇAS: A criança deve estar sem febre no dia do exame.
A NEUROLÓGICA
Uma referência na área. Conta com modernos equipamentos e investe cada vez mais em capacitação e atendimento.
Converse com um de nossos especialistas. Receba orientações sem sair de casa por meio de uma equipe de profissionais altamente qualificada e preocupada com você e com a sua saúde.
Enviar Mensagem