);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 3642-4955
SIGA-NOS:

O que é e para que serve a Actigrafia?

O que é e para que serve a Actigrafia?

Actigrafia é um método não-invasivo para monitorar ciclos de atividade/descanso humano. Uma pequena unidade actigrafa, também chamado de sensor de actimetria, é vestido por uma semana ou mais para medir atividade motora grossa. A unidade é normalmente em um envólucro semelhante a um relógio de pulso vestido no pulso.

A Actigrafia é uma técnica utilizada para avaliar a atividade orgânica de uma pessoa por um longo período de tempo.

O actígrafo pode registrar e enviar dados clínicos com a finalidade de avaliar o diagnóstico de uma pessoa com suspeita de distúrbio do sono.

ACTIMETRIA

A actimetria pode mostrar quando uma pessoa acorda e quão ativa a pessoa é durante a noite de sono. Um local comum para a colocação do sensor está no pulso, onde pode ser usada como um relógio. Normalmente, o paciente usa o dispositivo na mão não-dominante. As pessoas também podem usar o dispositivo em sua perna ou em torno da cintura, dependendo da razão para o estudo e as suas necessidades.

A vantagem da actigrafia é o seu baixo custo e a monitorização de várias noites de sono, o que amplia um diagnóstico comparativo das noites de sono.

Vale lembrar que ainda o padrão-ouro para o diagnóstico dos distúrbios do sono continua sendo a polissonografia, porém, na inviabilidade do uso deste sistema-ouro, temos um segundo meio de diagnóstico ou um complemento para diagnóstico.

O exame de actigrafia pode ser utilizado por profissionais envolvidos no tratamento dos distúrbios do sono, tais como: médicos, odontólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, podendo também ser utilizado para o acompanhamento pós-diagnóstico e durante o tratamento de controle de distúrbios do sono com o uso de cpap, bipap ou dispositivo intra-oral. Neste caso, o profissional terá uma maneira eficaz de avaliar os parâmetros do sono e os efeitos diretos com o uso do dispositivo indicado.

 

NÃO DÓI, NÃO INCOMODA E É RELATIVAMENTE BARATO

A actigrafia é um exame simples para detectar alterações do sono e do ritmo circadiano e tem várias outras aplicações, sendo relativamente barato em relação a outros exames mais complexos e demorados. Além disso, não dói, não coça e pouco incomoda. Alguns já vem até em formato de relógio (marcam também as horas) e passam despercebidos para o paciente.
Dentre os vários distúrbios de ritmo temos o avanço de fase (tendência a dormir mais cedo que a maioria das pessoas, comum em idosos), o atraso de fase (comum em adolescentes, que ficam acordados madrugada a dentro, o jet lag (ocasionado por viagens intercontinentais e o shift lag ( que afeta os trabalhadores em turnos).

Exame com muitos benefícios

A actigrafia também é um instrumento auxiliar importante no diagnóstico de insônia, sonolência excessiva diurna, movimentos periódicos de membros e síndrome das pernas inquietas.

Pacientes acometidos de doenças psiquiátricas e neurológicas que afetam o padrão de sono também podem se beneficiar do exame.

O exame considerado padrão para diagnóstico dos distúrbios do sono continua sendo a polissonografia, no qual diversos sensores medem a atividade cerebral, respiração, pulso, oxigenação, movimentos e outros parâmetros durante uma noite de sono em casa ou na clínica do sono. A actigrafia é um teste complementar, que permite a mobilidade e rotina normal do paciente, incluindo exercícios. É um importante auxílio diagnóstico e na condução dos pacientes com problemas de sono.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Iniciar conversa